Shosanna: análise da trajetória intermitente da heroína na narrativa fílmica “bastardos inglórios”

Autores

  • Carlos Augusto da Silva Lemos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Maria da Dôres Pereira Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Aderlan Messias de Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Cinema, Herói, Funções dos personagens, Monomito, Bastardos Inglórios

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o modo de figuração da Heroína na personagem Shosanna da narrativa fílmica “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino (2009), com base na hipótese de que sua composição instaura rupturas com a figura padrão do Herói das narrativas ficcionais, tais como literatura e cinema. Para isso, são verificados os aspectos constitutivos do Herói, ressaltando esse tipo de categoria de personagem como dominante de uma narrativa, compreendendo-a como fundamental para a articulação do texto. A análise é dialogada com diversos autores que traçam um padrão para a figuração do Herói. Como resultado, observou-se que ocorre nessa narrativa fílmica procedimentos artísticos de composição que demarcam uma trajetória de ação não linear da personagem que rompe com a função da Heroína tradicional.

Publicado

07/06/2022

Edição

Seção

Artigos