Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para autores

A Revista Online JCTOB tem por finalidade a publicação de trabalhos científicos (artigos, comentários, notas, ensaios, resenhas e entrevistas), das diversas áreas de conhecimento, apresentados durante a Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA – Campus Barreiras, anualmente.
Cabe à Comissão Editorial da revista a avaliação dos trabalhos submetidos à apreciação, reservando-se o direito do Conselho Editorial de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais, não possuindo a obrigatoriedade da publicação de todos os trabalhos apresentados nas Jornadas Científicas.
A Comissão Editorial recomenda a seus colaboradores que enviem seus textos de acordo com as normas abaixo:
1 – Texto com, no mínimo, 8000 caracteres e, no máximo, 15 páginas. O artigo deve ser enviado por e-mail (revistajctob@gmail.com);
2 – As páginas devem apresentar margens superior e inferior com 2,5 cm e esquerda e direita com 3 cm;
3 – O título deve apresentar fonte 14, Times New Roman, em negrito, centralizado com espaçamento simples;
4 – A indicação dos autores deve estar em fonte 11, Times New Roman, alinhado à direita, espaçamento 1,5. Abaixo de cada autor deve ser apresentado seu título acadêmico, filiação institucional e endereço eletrônico (e-mail);
5 – Resumo: O resumo deve ser escrito em fonte 11, Times New Roman, apresentando, no máximo, 250 palavras. A palavra “Resumo” deverá estar alinhada à esquerda e em negrito (apenas a palavra resumo). O texto referente ao resumo deverá ter seu início na mesma linha da palavra resumo, separada desta por dois pontos (:) e deverá conter informações sucintas sobre o motivo e o objetivo da pesquisa, os métodos empregados, os resultados e as conclusões mais relevantes;
6 - Palavras-chave: devem vir em uma linha (simples) após o Resumo. O termo “Palavras-chave” deverá estar alinhado à esquerda e em negrito. Poderão ser indicadas até cinco palavras ou termos, excluindo os que já estão no título do trabalho, em letras minúsculas e separadas por ponto.
7 - Pede-se que os trabalhos submetidos contenham, pelo menos, as seguintes seções: 1) introdução, 2) desenvolvimento, 3) conclusões e 4) referências bibliográficas.
8 – Cada seção deve ser escrita em fonte 12, Times New Roman, Justificado, espaçamento de 1,5 cm entre linhas e recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo. O titulo da seção deve vir em negrito, caixa alta, alinhado à esquerda e acompanhado de numeração (Ex.: 1. INTRODUÇÃO).
9 – Tabelas e quadros devem ser inseridos e indicados no texto, centralizado. Para o título da tabela ou quadro utiliza-se fonte 11, espaçamento simples e alinhamento justificado, sem recuo, na linha superior dos mesmos, com legendas (se necessário) na parte inferior e indicando a fonte.
10 - Gráficos e figuras devem apresentar alinhamento centralizado, com resolução de, no mínimo, 300 dpi, acompanhados, na parte inferior, de título da figura e indicação de fonte, apresentando tamanho 11, Times New Roman, centralizado (sem recuo).
11 – Autores citados ao longo do texto devem seguir o formato para um autor: Silva (2013) ou (SILVA, 2013); dois autores: Silva; Souza (2013) ou (SILVA; SOUZA, 2013); para mais de dois autores: Silva et al. (2013) ou (SILVA et al., 2013).
12 – Citações diretas devem vir alinhadas à direita, com recuo de 4 cm e fonte 11, Times New Roman, com espaçamento simples.
13 - Nome de organizações e entidades deve ser apresentado por completo, seguido por sua sigla na primeira inserção no texto. No restante, utilizar apenas a sigla anteriormente empregada [ex: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)]. Números de um a dez devem ser escritos por extenso e termos estrangeiros marcados em itálico.
14 – As referências bibliográficas devem apresentar alinhamento justificado, sem recuo, espaçamento 1,5 cm, fonte Times New Roman, 12. A listagem deve ser disposta em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e seguir as normas da ABNT (NBR 6023/2000) com as seguintes particularidades: todos os autores devem ser colocados, ou seja, não usar “et al.”; os nomes de periódicos devem ser escritos por extenso, sem abreviaturas. As iniciais do nome do autor são separadas entre si por um espaço (ex., NOGUEIRA, A. F.) e o nome dos autores são separados por ponto e vírgula.

Livro:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora, ano de publicação. Total de páginas ou de volumes. Ex.: NUNES, B. Introdução à filosofia da arte. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1989. 128 p.

Capítulo de livro com autoria especial:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es). Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação. Total de páginas ou de volumes. Páginas inicial efinal do capítulo referenciado. Ex.: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. e SCHIMIDT, J. (orgs.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Capítulo de livro sem autoria especial:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: __________. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação. Total de páginas ou de volumes.Páginas inicial e final do capítulo referenciado. Ex.: LÉVY-BRUHL, H. Os fatores da evolução do direito. In: _________. Sociologia do direito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 79-85.

Artigo de periódico:

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial e final do artigo referenciado, data de publicação. Ex.: VALOIS, A. C. C.; PINHEIRO, E.; CONCEIÇÃO, H. E. O.; SILVA, M. N. C. Competição de porta-enxertos de seringueira (Hevea spp.) e estimativas de parâmetros genéticos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.13, n.2, p.49-54, 1978.

Dissertação e tese

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título da dissertação ou tese. Ano de publicação/defesa. Número de folhas. Indicação se dissertação ou tese (indicação do programa de pós-graduação) – Instituição de ensino, local, ano. Ex.: CASTELLANI, E. D. Caracterização e ecofisiologia de sementes de três espécies arbóreas do gênero Solanum L. 2003. 200f. Tese (Doutorado em Produção e Tecnologia de Sementes) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2003.

Trabalho em congresso ou similar (publicado)

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração (se houver), ano e local de realização. Título: subtítulo do documento (anais, atas, etc.). Local de publicação: editora, ano de publicação e paginação no documento. Ex.: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Documento Jurídico

Ex.: BRASIL. Medida provisória n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operações de importação, e dá outras providências. Diário Oficial {da} República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

Documento eletrônico

SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do trabalho. Disponível em: site. Acesso em: dia mês abreviado (três letras) e ano. Ex.: SOLOMON, M. V. Trigo: avaliação de linhagens diplóides obtidas via cultura de anteras. 2002. 91f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba-SP, 2002. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponíveis/11/11136/tde-12082002-140835>. Acesso em: 15 set. 2008.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.