Sobre a Revista

Desde 1994, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), na Unidade de Ensino de Barreiras, assumiu o desafio de consolidar a Educação Profissional e Tecnológica no Oeste baiano.  Em 2008, ampliou as discussões científicas e tecnológicas quando realizou a I Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano juntamente com a Feira de Ciências e Engenharia (FETEC). O evento ocorreu junto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de aproximar o Instituto da comunidade que tem interesse pela ciência. Em 2009 foi lançado os ANAIS, impresso, da II Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano, onde foram publicadas as séries de palestras, resumos, artigos e exposições realizadas naquele ano. De 2010 a 2012, não houve lançamentos das revistas impressas. Em 2012 surgiu a ideia de lançar uma revista eletrônica com os artigos e resumos dos trabalhos apresentados, dando continuidade ao evento, já consolidado na região. Em 2013, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), iniciou-se o trabalho de construção da revista eletrônica da JCTOB e culminou com essa primeira edição, unindo os trabalhos completos apresentados nas Jornadas nos anos de 2013 e 2014. Concretiza-se assim, o fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão em parceria com outras instituições de ensino da região, objetivando promover ações e estratégias para a difusão do conhecimento e de novas tecnologias.

A revista eletrônica da Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano é uma publicação anual, vinculada ao evento: JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO OESTE BAIANO, que acontece no IFBA - Barreiras, sempre no mês de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A revista destina-se a publicar trabalhos de pesquisa originais, abrangendo a multidisciplinaridade, trazendo temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação socializando assim, os artigos apresentados na Jornada. É dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes de vários níveis e áreas, visando a divulgação de resultados de pesquisas realizadas na região do Oeste da Bahia.

A todos, boa leitura.

Professora Lilian Karla Figueira da Silva

Presidente do Conselho Editorial da Revista JCTOB.