Exclusão na escola no contexto das políticas afirmativas: reprovação e evasão no IFBA-Barreiras sob o olhar dos atores envolvidos no processo

Autores

  • MARIA DO CARMO GOMES FERRAZ IFBA/Campus Barreiras
  • ROSILDA ARRUDA FERREIRA UFBA/Campus Canela

Palavras-chave:

Reprovação, Evasão, Exclusão, Equidade, Educação de Qualidade

Resumo

Este artigo apresenta o projeto pesquisa do mestrado na Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que tratará dos fenômenos da reprovação e da evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Barreiras (IFBA), no período de 2010 e 2014. O estudo justifica-se por acreditar que a eficácia precisa ser considerada como um dos indicadores de uma Educação de Qualidade, e que possa promover a equidade. O problema da pesquisa busca responder as seguintes indagações: como os professores, discentes, pais e estudantes e profissionais que atuam no setor pedagógico do Instituto percebem e explicam os fenômenos da reprovação e da evasão escolar nos cursos de ensino Médio Integrado à Educação Profissional? Qual o perfil dos estudantes reprovados e evadidos com relação ao gênero no contexto das políticas de ações afirmativas? Adotaremos como procedimentos metodológicos o método misto. Uma pesquisa empírica será realizada por meio da adoção de entrevista semiestruturada. O lócus da pesquisa será o IFBA - Campus Barreiras e as residências de alguns estudantes.

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Publicado

06/24/2021

Edição

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Artigos